Jaboticatubas (MG) e Urandi (BA) vivem situações semelhantes, com coronavírus relacionado a obra de linha de transmissão

Publicado por
Compartilhado

O município mineiro de Jaboticatubas, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vive uma situação muito parecida com a ocorrida no município baiano de Urandi, localizado justamente na divisa entre os dois estados, distantes 750 quilômetros uma da outra.

A cidade de 20.143 habitantes possui 75 casos confirmados da doença, de acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado neste domingo (24). Já a cidade baiana de 16.658 habitantes tinha 45 infectados na mesma data.

Entre os dois municípios, muitas diferença sociais e econômicas, mas em comum, a taxa de incidência do Coronavírus e a circulação de trabalhadores de diferentes regiões por conta de obras de construção de linhas de transmissão de energia.

Em entrevista ao Estado de Minas, o secretário de governo Rafael Lucas disse que a disparada de casos de Covid-19 em Jaboticatubas foi causada pela contaminação de colaboradores da empreiteira Cobra Brasil, alojados ou em trânsito na localidade.

O secretário afirmou que a empresa, pertencente ao Consórcio Mantiqueira, ganhou uma licitação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autarquia ligada ao governo federal, para a instalação de linhas de transmissão de energia por várias cidades da região, incluindo Jaboticatubas.

Ele disse ainda que a equipe mobilizada no projeto reúne 213 pessoas. Uma delas apresentou sintomas da virose e foi testada. Diante do diagnóstico positivo, a secretaria municipal de saúde decidiu aplicar o exame às 47 pessoas mais próximas do convívio do trabalhador. Treze delas teriam acusado a presença do vírus – todas assintomáticas. Na última sexta-feira (22), após todos os 213 trabalhadores da empresa serem submetidos ao teste rápido, o número de infectados subiu para 63.

Já em Urandi, um trabalhador da empresa Planova, pertencente ao consórcio da Equatorial Energia, testou positivo para Covid-19 após apresentar sintomas no último dia 11. Na mesma pousada em que ele se alojou na vizinha Guanambi, 13 pessoas também testaram positivo por meio de testes rápidos e mais duas por meio de exame laboratorial no Lacen/BA. Em Urandi o número de casos confirmados chegou a 45.

Assim como Urandi, Jaboticatubas também não conta com estrutura hospitalar para enfrentar uma escalada da doença. Os dois municípios possuem apenas estruturas de triagem e primeiros socorros, sendo dependentes de regulação em seus respectivos sistemas estaduais para casos mais graves.

Outra semelhança que une as duas cidades são as medidas tomados pelos prefeitos. Em Jaboticatubas, o prefeito Eneimar Adriano Marques decretou o fechamento de todo o comércio e serviços, com exceção de farmácias e postos de combustíveis no último fim de semana e deve repetir a medida no próximo. Durante a semana os servições considerados essenciais voltam a funcionar.

Em Urandi, medida semelhante foi tomada pelo prefeito Dorival Barbosa (PP) e vigora até a próxima quarta-feira (27). Para este período foram antecipados dois feriados estaduais e um municipal e o prefeito aproveitou para permitir somente o funcionamento de farmácias e postos de combustíveis durantes estes dias, como medida para tentar diminuir a circulação de pessoas nas ruas. Desde o surgimento dos primeiros casos, a venda de bebidas alcoólicas está vedada em todo o território do município.

Os gestores dos dois municípios também lamentaram o fato de não poderem contar com estrutura de segurança e logística para fortalecer barreiras sanitárias e aumentar a fiscalização das medidas restritivas.

 

Esta postagem foi publicada em 25 de maio de 2020 18:18

Tiago Marques

Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Publicado por

Notícias recentes

Atrações do São João de Euclides da Cunha 2024 foram divulgadas

As atrações do São João de Euclides de Cunha 2024 foram divulgadas na noite desta…

1 de maio de 2024

Concurso de prefeitura na Bahia encerra inscrições no domingo para 108 vagas

Está terminando o prazo para inscrições no concurso público da Prefeitura de Barrocas, na Bahia.…

1 de maio de 2024

Festa de Sant’Anna 2024 em Caetité divulgou mais uma atração

Mais uma atração foi confirmada na Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. Trata-se do cantor…

1 de maio de 2024

WhatsApp deixa de funcionar em 35 modelos de aparelhos de várias marcas

A partir desta quarta-feira, 1º de maio, o aplicativo de mensagens WhatsApp deixa de funcionar…

1 de maio de 2024

Governo oferta 900 vagas em cursos de qualificação para trabalhadoras domésticas em Salvador, São Paulo, Recife e outras cidades

Foi lançando nesta terça-feira, 30 de abril, o projeto de qualificação profissional e fortalecimento da…

1 de maio de 2024

Morador registrou Jiboia arco-íris atravessando estrada na Região de Guanambi

Uma Jiboia arco-íris da Caatinga (Epicrates cenchria assisi) foi filmada por um morador do município…

1 de maio de 2024